Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ataque ****** a bancos não é crime, diz advogado

2 participantes

   :: NOTICIAS :: Hackers

Ir para baixo

Ataque ****** a bancos não é crime, diz advogado Empty Ataque ****** a bancos não é crime, diz advogado

Mensagem por Furni Ter Fev 21, 2012 6:30 pm

Após as polêmicas envolvendo o fechamento do site de compartilhamentos norte-americano Megaupload e recentes manifestações do grupo ****** Anonymous, o SRZD entrevistou o especialista em Direito Criminal Marcos Sola para entender melhor as leis brasileiras para ataques e pirataria na internet. O advogado afirmou ao site que, apesar de não haver legislações específicas para internet, as pessoas que se sentirem lesadas no campo têm como recorrer ao Estado.
Ataque ****** a bancos não é crime, diz advogado Henrique_baptista_associados_dr._marcos_sola
"Mesmo com uma defasagem clara, o Código Penal do Brasil consegue dar conta, sem precisar de uma lei específica. As questões que aparecem na internet são adaptadas para o físico", explicou.

Segundo Macos, o primeiro passo é tornar o virtual em físico. De acordo com ele, fazer isso se tornou algo bem mais simples nos últimos anos. "Pode-se fazer prints (fotografia digital da imagem na tela), utilizar programas de registro, imprimir e-mails... Tudo isso vira prova". O segundo passo é levar os documentos físicos até uma delegacia especializada. "A única coisa que uma delegacia comum vai fazer é encaminhar a denúncia para outra especializada, ou seja, você só vai perder tempo", explicou. Por último, os técnicos e peritos irão estudar o caso e emitir um laudo para que possa ter início a denúncia. "Crimes virtuais deixam naturalmente vestígios que os técnicos conseguem descobrir facilmente", afirmou.

Para o advogado, o maior problema no que diz respeito aos crimes virtuais não é a carência de leis, mas os equipamentos policiais. Segundo ele, enquanto os infratores tem máquinas super modernas, os peritos ainda contam com computadores frágeis e internet de pouca potência. Ele também ressaltou que é pouco provável que um crime de pirataria virtual no Brasil chegue a render uma prisão. "Não é considerado grave", logo, inicialmente pode acarretar apenas multas ou pagamentos de cestas básicas e prestação de serviços a comunidade.

Delegacias especializadas

Poucas pessoas sabem, mas assim como delegacias especializadas em crimes contra a mulher, criança ou idoso, as grandes cidades do país contam com delegacias especializadas em combater os crimes virtuais. É o caso da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, do Rio de Janeiro. O grupo é especializado em investigar e punir infratores que utilizem o meio virtual para praticar crimes.

Paralisação de sites bancários não é crime

Sobre os recentes casos da paralisação dos serviços de bancos no Brasil, Marcos Sola afirmou que não se pode considerar crime. "Não dá para acusar o grupo Anonymous, por exemplo. Não houve lesão a um bem jurídico tutelado pelo Direito Penal, o fato é atípico. Eles apenas causaram uma queda de funcionamento do site por acessos excessivos. Posteriormente o site voltou a funcionar normalmente, sem que houvesse um dano concreto que se justificasse a intervenção do Direito Penal".

Especialistas falam sobre as leis antipirataria na internet

Para o arquiteto de sistemas (e soluções) da Vertigo Tecnologia, Anderson Souza, leis antipirataria para internet como a SOPA (nos Estados Unidos) pretendem apenas minimizar um pouco o nível da pirataria. "Mesmo com ações desse tipo, não acho que deva chegar a ocorrer um controle sobre a internet nem algum tipo de censura. Até porque o máximo que eles vão conseguir é minimizar um pouco a pirataria. Não há motivo para se ter medo quanto a isso", afirmou ao SRZD.

Segundo Anderson, uma prova de que as novas leis dos Estados Unidos não visam um possível "controle geral da internet" é a falta de ações contra outros sites. Um exemplo seria a mídia de compartilhamento de vídeos Youtube.com. "Nesse caso existe uma retaguarda. O site tem formas de controlar em certo nível o que é publicado e de apagar caso não seja lícito. É isso que os governos esperam deles", explicou.

Para o especialista em segurança da informação e membro da Infragard (braço cibernético do FBI), Jeferson D'Addario, uma corrida contra a pirataria online pode ser exagerada, mas todo tipo de infração deve ser punida, como explicou ao SRZD. "Acho um certo exagero, mas, cada país é soberano. Já vimos arbitrariedades maiores. Consequências... São inúmeras. Pirataria é crime e ponto. Sou a favor de leis que funcionem, sejam honestas, de interesse público e de governos éticos que realmente tenham capacidade de controle e monitoramento das leis para evitar corrupção e bandidagem. Hoje temos o 'sujo falando do mal lavado'", opinou.
Furni
Furni
Bronze
Bronze

Posts Posts : 137
Pixels Pixels : 323
Idade Idade : 25
Respeitos Respeitos : 2

Ir para o topo Ir para baixo

Ataque ****** a bancos não é crime, diz advogado Empty Re: Ataque ****** a bancos não é crime, diz advogado

Mensagem por Neerd Sáb Dez 01, 2012 5:22 pm

Cara eu conseguir ler isso até as Delegacias especializadas, depois cansei. Smile

Mais belo Tópico, principalmente quando fala da anonymous!


&&&&&&&& EU APOIO AS AÇÕES DA ANONYMOUS &&&&&&&&
Neerd
Neerd
Membro
Membro

Posts Posts : 8
Pixels Pixels : 12
Idade Idade : 32
Respeitos Respeitos : 0

http://www.olocomeu.ec.cx

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


   :: NOTICIAS :: Hackers

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos